top of page

Serviços

clareamento dental

O Clareamento Dental é, de longe, um dos procedimentos mais procurados na rotina diária do consultório odontológico. Dessa forma resolvi fazer uma sequência de perguntas e respostas como forma de tirar dúvidas dos pacientes a respeito do procedimento (imagem meramente ilustrativa).

1 – O que é Clareamento Dentário?

Clareamento é o procedimento que basicamente, visa alterar a cor dos dentes, de mais escuro para mais claro.

2 – Quais as indicações de Clareamento?

O Clareamento Dentário está indicado para todas as pessoas, que sintam vontade de ter os seus dentes mais claros, com exceção de grávidas, lactantes e adolescentes abaixo de 15 anos.

3 – Quais os tipos de clareamento que existem?

Basicamente existem dois tipos de clareamento: o Caseiro e o em Consultório.

No Clareamento Caseiro o paciente faz uma moldagem no consultório odontológico com o dentista que fará a confecção de uma placa personalizada para cada arcada dentária. Com as placas em mãos, o odontólogo fará a instrução de como usar o gel clareador em casa, colocando o mesmo nas regiões dos dentes na moldeira fabricada. O tempo de clareamento  varia de acordo com a concentração do gel utilizado e de pessoa para pessoa. Quanto mais alta a concentração, menor o tempo de gel na boca do paciente. O dentista fará avaliações semanais ou quinzenais do caso até a conclusão do mesmo.

O Clareamento em Consultório segue o mesmo princípio do Caseiro, sendo que os géis utilizados são em altas concentrações, contando com todo aparato de um profissional fazendo a aplicação, o que dá total segurança ao paciente. Nesse caso o dentista fará a aplicação do gel em ambas as arcadas em uma sessão no consultório e repetindo quantas vezes forem necessárias,  sendo a cada sessão avaliada a necessidade de uma nova aplicação.

4 – A Sensibilidade é algo que acontece nos clareamentos?

Tudo que é relacionado a dor é algo que depende de vários fatores, e cada caso é único. Porém o que se sabe é que a sensibilidade pode acontecer em casos de clareamento, porém é passageira e que não ocasiona nenhum dano a estrutura dentária. Nos casos de clareamento em consultório, a sensibilidade acontece, na maioria das vezes, logo após ao clareamento, e vai diminuindo com o passar do tempo, geralmente em 24 a 48hs já está controlada. Essa é também a razão do clareamento ser feito por um profissional adequado, pois somente, o dentista saberá como proceder nos casos de sensibilidade.

implantes dentários

Implantes dentários são suportes ou estruturas de metal (normalmente de titânio) posicionadas cirurgicamente no osso maxilar abaixo da gengiva para substituir as raízes dentárias. Uma vez colocados, permitem ao dentista montar dentes substitutos sobre eles.

Como funcionam os implantes dentários?
Por serem integrados ao osso, os implantes oferecem um suporte estável para os dentes artificiais. Próteses parciais e totais montadas sobre implantes darāo muita estabilidade, um grande benefício durante a alimentação e fala. Esta modalidade de prótese é chamada “protese sobre implante” e confere ao paciente mais segurança em todas as funções bucais proporcionando uma situação mais natural do que pontes ou dentaduras convencionais.

Para algumas pessoas, as próteses e dentaduras comuns são simplesmente desconfortáveis ou até inviáveis, devido a pontos doloridos ou falta de adaptação a estes aparelhos. Além disso, as pontes comuns devem ser ligadas aos dentes em ambos os lados do espaço deixado pelo dente ausente. Com a colocação de implantes não é necessário preparar ou desgastar um dente natural para apoiar os novos dentes substitutos no lugar como é feito em pontes fixas convencionais.

Para receber um implante, é preciso que você tenha gengivas saudáveis e ossos adequados para sustentá-lo. Você também deve comprometer-se a manter estas estruturas saudáveis. Uma higiene bucal meticulosa e visitas regulares ao dentista são essenciais para o sucesso a longo prazo de seus implantes.

O implante dental  se mostrou uma revolução no tratamento de pacientes parcial ou totalmente desdentados.

Implantes podem substituir de um único dente, até todos os dentes da boca, os chamados protocolos.

dentística

A odontologia segue caminhos buscando restabelecer o bem-estar do paciente. Um sorriso bonito, brilhante e saudável pode aumentar a auto-estima e a satisfação dos pacientes com seu corpo. A Dentística Restauradora é a especialidade odontológica que atua na cosmética dental através do estudo de diferentes técnicas restauradoras e da relação dos materiais odontológicos com a estrutura dentária e o restante do organismo, tornando possível ao cirurgião-dentista restaurar de forma direta ou indireta a estética e a função dos dentes comprometidos.

 

Uma das maiores aliadas da dentística é a resina composta, que se bem aplicada em māos habilidosas e treinadas pode fazer maravilhas por um sorriso de forma segura e duradora.

 

 

restaurações estéticas em porcelana

Sāo usadas quando necessitamos mudanças efetivas em dentes restaurados ou nāo.

 

Tipos:

 

Facetas de porcelana:

 

Finas lâminas de porcelana que irāo revestir a parte externa do dente melhorando sua forma e/ou pequenas alterações de cor.

 

lentes de contato:

 

sāo finíssimas lâminas de porcelana que irāo revestir dentes sem nenhum ou com um mínimo preparo dental, sāo indicadas para fechamento de espaços entre dentes ( diastemas) ou aumento de dentes muito pequenos, os resultados sāo muito satisfatórios e duradouros.

 

restauraçoes de inlays e onlays:

 

usadas para restaurar dentes posteriores com grandes restaurações que necessitem ser trocadas como amálgamas com infiltrações ou cáries que destruam grande parte da estrutura dental.

 

coroas de porcelana:

 

 Indicadas para dentes anteriores e posteriores. sāo uma restauraçāo  que englobará todas as faces do dente. Estas coroas sāo reforçadas internamente com  diferentes tipos de materiais, os estéticos, como dissilicato de lítio, zircônia e etc, ou o metal as chamadas metalo-cerâmicas. As coroas podem ser usadas sobre dentes naturais ou sobre implantes.

 

As porcelanas sāo um tratamento definitivo, eficaz e duradouro.

periodontia e plástica periodontal

Periodontia é ciência que diagnostica, previne e trata as doenças da gengiva e do osso que dāo sustentação dos dentes.

Por que fazer um exame periodontal?

Para se prevenir de doenças mais graves. Um exame periodontal é a forma fácil de determinar como está sua saúde bucal. No exame, uma micro sonda milimetrada é inserida entre seus dentes e a gengiva para verificar sua saúde periodontal.

Desta forma é possível diagnosticar com precisão a necessidade de um tratamento da doença periodontal, podendo assim evitar problemas futuros como a perda de dentes ou a necessidade de implantes. Este simples exame pode ajudá-lo a conservar seus dentes por toda sua vida.

 

cirurgia plástica periodontal:

As cirurgias plásticas periodontais podem ser realizadas para a correção de imperfeições na gengiva em regiões que interfiram com a estética.

Os defeitos que mais incomodam os pacientes são o fato de aparecer mais gengiva de um lado do que do outro, as retrações gengivais e os espaços vazios entre os dentes,os quais aparecem escuros no sorriso.

ortodontia

Ortodontia é uma especialidade odontológica que corrige a posição dos dentes e dos ossos maxilares posicionados de forma inadequada. Dentes tortos ou dentes que não se encaixam corretamente são difíceis de ser mantidos limpos, podendo ser perdidos precocemente, devido à deterioração e à doença periodontal. Também causam um estresse adicional aos músculos de mastigação que pode levar a dores de cabeça, síndrome da ATM e dores na região do pescoço, dos ombros e das costas. Os dentes tortos ou mal posicionados também prejudicam a sua aparência.

O tratamento ortodôntico torna a boca mais saudável, proporciona uma aparência mais agradável e dentes com possibilidade de durar a vida toda.

O especialista neste campo é chamado de ortodontista. Os ortodontistas precisam fazer um curso de especialização, além dos cinco anos do curso regular.

Como saber se preciso de um ortodontista?
Apenas seu dentista ou ortodontista poderá determinar se você poderá se beneficiar de um tratamento ortodôntico. Com base em alguns instrumentos de diagnóstico que incluem um histórico médico e dentário completo, um exame clínico, moldes de gesso de seus dentes e fotografias e radiografias especiais, o ortodontista ou dentista poderá decidir se a ortodontia é recomendável e desenvolver um plano de tratamento adequado para você. 

bottom of page